Mister_Sevla
(usa Conectiva)
Enviado em 09/11/2005 - 10:24h
Juro que não entro aqui só para meter o pau.
Afinal pelo visto ninguém sabe ler uma crítica sem levar pro lado pessoal.
Quando falo o que acho do Linux até parece que tô passando a mão na bunda de alguém, todo mundo dá pulo pra frente e fica com aquele ar de "qual é a desse cara?".
Tem umas duas semanas que instalei o sistema aqui, foi por volta do dia 25 do mês passado, como já sou do ramo não procurei muito fuçar em outras coisas fui direto tentar instalar a minha placa wireless.
Posso dizer que está sendo muito estranho tudo, estou me deparando com dezenas de dependências, paus no sistema, travamentos, mensagens de erro no prompt indecifráveis, reformatações, reinstalções, recompilações, re, re, re...
Pra ser sincero já pensei sim em trocar de distribuição, mas estou sendo quexudo em manter essa aqui mesmo, visto que quando instalei o sistema minha idéia era utilizá-lo do ponto de vista de usuário, o mesmo dos meus alunos lá do curso onde trabalho e também da empresa onde trabalho.
Uma empresa não pode se dar ao luxo de ficar pagando um técnico pra ficar trocando de distribuição, muitas vezes com computadores parados enquanto isso ou aquilo ainda não está pronto neles.
Outra coisa é a dificuldade do usuário comum em fazer tarefas simples como configurar um impressora, ou uma câmera.
Eu ensino configurar um impressora no curso básico de windows. E muitas vezes os alunos tem dificuldade de compreender o que é driver pq ele existe e etc, envolve muita paciência deixar tudo claro.
Agora... deixa pra lá já deu pra entender.
Fico pensando no pobre seu José que com muito custo tá pagando um pc que comprou em 36x nas casas Bahia ou no MagaLuiza, aqueles mais em conta que vem com Linux.
Pessoas assim não podem nem sonhar em instalar por exemplo o Velox.
Aqui na minha região a telemar não instala no Linux, segundo ela "não tem como garantir a estabilidade do funcionamento".
Eu tinha andado pensando em trocar a net wireless pelo velox, já que não funcionava daí recebi essa resposta aí.
Bem no geral posso dizer que a minha primeira avaliação sobre o Linux estava certa, ele é sim um sistema operacional de nerd.
Os próprios nerds das comunidades falam isso, "a diferença do linux pro win é que vc tem ke estudar mais, conhecer mais o seu hardware", outro diz "o linux não é pra quem quer clicar em Next, next, ok", ainda outro "se vc quer faclidade vai usar o windows!", e por aí vai.
Bem, eu não sou nerd, nem nasci sabendo nada.
Muito menos tenho tempo de ficar horas na frente do pc testando diferentes drivers para um dispositivo, aí, será que alguém tem o direito de dizer que o linux não é pra mim?
Ele é pra mim a partir do momento que é gratuito e livre, mas não pra mim no momento que ele exige tanta dedicação para ser utilizado, entendeu?
Eu sei que o futuro está nele, mas ainda acho que esse futuro vai ter de tranformá-lo em uma plataforma mais amigável para os muitos newbies que virão...
Abraço